Quem sou eu

Minha foto
Estudante de jornalismo, apaixonado por séries de tv, filmes e livros, além de cultura, música e coisas viajadas. É basicamente isso que vai ter por aqui.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

What?

Estava andando pela internet agora ouvindo uma música do Jay Vaquer, quando me deparei com isso:

Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio, logo, destituído de liberdade total de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte, existe liberdade , mas esta liberdade condicionada a natureza do evento em um determinado instante.

A música que eu estava ouvindo dizia “Nasceu para ser uma estrela, era tudo que ele mais queria, mas o céu tava sempre nublado.” Associei uma coisa com a outra e me vi em um conflito: tudo está realmente determinado de tal forma que não temos poder de intervenção? Quer dizer, somos realmente escravos de um caminho que já foi meticulosamente traçado e nada podemos fazer para mudar isso?

Eu não acredito. Sinceramente, isso soa como coisa de gente cômoda que não sente vontade de fazer nada além de ficar sentado o dia inteiro em uma cadeira. Para esse tipo de gente, torna-se prático dizer que tal coisa realmente tinha de acontecer e que nada poderia ser feito para impedir.

Por mais difícil que possa parecer enxergar, sempre há um meio de intervenção, mesmo que esse esteja obscuro. Escondido nas entrelinhas, nos cantos mais submersos. E é idiotice aceitar tudo de braços cruzados e dizer que deveria ser daquela forma.


..

Pra refletir:

.


7 comentários:

Matheus disse...

Alê, esse post foi ótimo, e devo dizer que não cncordo com o conceito de determinismo. Digo, nada é determinado. Você que decide ser uma estrela e você quem decide se o céu tá nublado. Btw, adoro essa música [você que me apresentou, pof.]

pegando um bronze disse...

Comodismo é para os fracos o/
Adorei o post :)
Amo-te.

ywalter disse...

Parabéns, primo! =D Post muito bem escrito... E, enfim, deixemos o determinismo para o Naturalismo! Que, por falar nele, é uma das escolas literárias que menos gosto... Enfim... Abraço forte, primo! =) Música linda!

M.F. disse...

Ah, deus, que assunto polêmico, hein. Nem sei se tenho uma opinião formada. Por um lado, gosto de acreditar em livre arbítrio e all that jazz. Mas por outro... Bem, o que eu acredito (eu acho) é em um meio termo. Ou seja: Tudo que a gente vive (incluindo o que a gente escolhe, o que a gente decide fazer, etc) aconteceria da forma que tem que acontecer. Você acha que está tomando tal decisão (porque você sente que é o que deve fazer realmente), mas você está predestinado a tomar essa decisão. E cada caminho que você percorre só acontece porque também deve acontecer. Sei lá, eu acredito naquilo de: "aconteceu porque tinha que acontecer". Mesmo as coisas ruins - que quando acontecem parecem totalmente sem sentido ou fruto de azar, mesmo elas só acontecem como degraus pra que outras possam acontecer também e por aí vai. Da mesma forma, às vezes você quer fazer algo que não tem a menor lógica e todos condenam a sua escolha. Mas você sente que, inexplicavelmente, ela faz sentido. Porque talvez ela tenha que acontecer! Eu acho que acredito em uma mistura dos dois. Sim, nós temos escolhas o tempo todo. Nós é que decidimos o que fazer e o rumo que tomamos... Mas essas escolhas são ao mesmo tempo o nosso destino. Nós, quando escolhemos algo, já estamos pré-destinados àquilo. A gente acha que está fazendo uma escolha (e até estamos, de certa maneira) mas estamos apenas cumprindo o rumo que a nossa vida é destinada a ter. Mas... Esse assunto é confuso hahahaha. Nem eu sei no que acredito, isso depende do meu humor. E do dia. :D Mas anyway, muito interessante seu post, lover. Adoro esses assuntos polêmicos, complexos e fodas.

Gui Spiralling disse...

É como quando uma pessoa da família chora pela morte de um parente, aí vem outro e diz "era o tempo dela", assim como a Má eu acredito que nossas decisões e o nosso destino já está premeditado.

Patricia de Oliveira disse...

Acho que, se todo o nosso destino foi escrito temos o direito de alterá-lo e fazê-lo do jeito que nos convenha. Mas não tenho uma opiniao formada sobre esse assunto, em alguns pontos eu acredito e em outros minha opiniao se diverge. Acho que sempre que há uma situação que não depende de nós ela irá se resolver do jeito que tem que ser, interferindo ou nao. Já uma situação que estou inteiramene envolvida , por exemplo, pode ser mudada. É como a Má disse, temos o livre-arbítrio. Mas só depende do que vamos fazer e das suas consequencias futuras. Mas o estranho é quando eu me pergunto se essas ~consequencias futuras~ se reescrevem a cada ato que eu pratico ou não.Como sempre prefiro o meio termo, chego a INconclusão de que nosso destino é traçado SIM, mas é reescrito a cada ato que damos, pois temos o livre-arbítrio.Adorei o post (:

BaggioQueen disse...

ooh , você botou hero no fim *--* , alê todo trabalhado no elenita feelings! maumaaumauam , adorei o post e concordo com tudo o que você disse, nossa vida pode ser até feita de tantas escolhas, mas somos NÓS que fazemos elas. :)